Projecto LONARTE
Calheta - Madeira
Projecto "Lonarte" em segunda fase na Calheta
Casa das Mudas inaugura hoje na marginal uma mostra de arte pública
Projecto "Lonarte" em segunda fase na Calheta
Casa das Mudas inaugura hoje na marginal uma mostra de arte pública
Alice Sousa, Eduardo de Freitas, Filipa Venâncio, Graça Berimbau e Guida Ferraz são os artistas que participam na segunda fase do projecto "Lonarte", que será inaugurada a partir das 19h00, na marginal da Calheta.
Nos meses de Novembro e Dezembro serão apresentados novos trabalhos, de outros pintores madeirenses.
O projecto, como o próprio nome indica, consiste na exposição, em lonas penduradas de suportes colocados na marginal da Calheta, de pinturas realizadas pelos referidos artistas.
Promovida pela Casa da Cultura da Calheta (Casa das Mudas), esta iniciativa, exclusivamente direccionada para artistas plásticos da Região, começou em Setembro com as artistas Teresa Jardim e Domingas Pita, e tem por objectivo dinamizar o centro daquela vila e levar as artes plásticas ao encontro do público, ao expô-las no exterior, onde podem ser vistas por todos os que passem, quer de carro, quer a pé. Em cada mês, até Dezembro, expõem artistas diferentes.
«Desta forma a Casa da Cultura ultrapassa novamente a problemática da inoperacionalidade da sua sala de exposições, continuando a privilegiar o contacto com o público e ampliando desta forma o seu entendimento sobre o conceito de arte», explica o coordenador da Casa das Mudas, Luís Guilherme de Nóbrega. Recorde-se que a sala de exposições da Casa das Mudas está, actualmente, a ser utilizada como um atelier de apoio à execução do projecto do Centro de Artes da Calheta, que albergará a Colecção Berardo.
A Casa das Mudas vem assim movimentar o centro da vila da Calheta, «despertando quer o público em geral, quer os nossos artistas, para o concelho que a partir de Outubro contará com o maior Centro Cultural da nossa ilha, facto este que dará à Calheta uma nova centralidade no que respeita a grandes eventos na área das artes e que até então não eram possíveis na Madeira, dada a falta de infra estruturas desta dimensão».
Os artistas Eduardo de Freitas, Filipa Venâncio, Graça Berimbau e Guida Ferraz estarão no local hoje, entre as 19h00 e as 20h00. Todos são bem conhecidos do público madeirense, possuindo currículos já bastante extensos, com várias exposições individuais e participações em múltiplas colectivas.
Luís Rocha
Copyright © 2004 dnoticias.pt Todos os direitos reservados
************************
S/título
técnica mista (acrílico, grafite e colagem de papeis) sobre tela
120 cm X 80 cm
Colecção Particular
---
2 a 30 de Junho de 2005
Game Boy (2ªversão)
(nada se perde, tudo se transforma)
técnica mista (óleo e colagem) sobre madeira
várias peças de dimensões variadas à espera da 3ª versão
1ª versão
1997
técnica mista (óleo e colagem) sobre madeira
130 cm X 78 cm
---
S/título
Ilustração para o texto "Nalu" de Marie Hartung - Antologia de textos "20 Anos de Histórias", coordenado por Ana Lomelino e Maria do Carmo Marques - " O Escritor Inglês do Ano " - ESFF, Funchal
técnica mista sobre cartolina
(montagem fotográfica impressa sobre cartolina + papel vegetal + impressão sobre papel vegetal + canetas de tinta permanente + linha de cozer)
2006
(ilustrações a partir do texto "Nalu")
---
Partilha de Afectos
técnica mista sobre papel
100 cm X 70 cm
Colecção Particular
---
UMA PERSPECTIVA SOBRE AS ARTES PLÁSTICAS NA MADEIRA - 1960-2008
Museu de Arte Contemporânea do Funchal
(vista parcial da exposição)
---
miss piggy aromática
fome de natal/hunger christmas
acrílico e colagem s/tela
114 cm (diâmetro)
2009
À Patrícia, ao Guilherme e ao Henrique.
---
---
Birdy
acrílico, tinta da china e colagem s/tela
21 X 21 cm
2009
Realizado para a Exposição
A obra consiste no cruzamento entre o título do livro de Possidónio Cachapa Viagem ao Coração dos Pássaros (1999) e a leitura do filme Birdy (1984) realizado por Alan Parker.